domingo, 30 de maio de 2010

[ Camaleão - maio de 2010 ]

Se fosse um animal, qual seria? Um leão, por que ele é bom líder, por que tem uma juba supimpa ou pois você simplesmente simpatiza com o Simba? Um cachorro por que ele é companheiro e corajoso? Um gato pois ele é malandro e misterioso? Uma formiga por que você tem uma infinidade de amigos e gosta de trabalhar em equipe? Além das atribuições rasas, qual animal seria?
Depois me muito observar os animais bípedes a minha volta, pude notar que essa selva também é repleta de espécimes curiosas. Mas que animal eu sou? Qual eu vejo em mim?
Eis que me surge o camaleão. Tá. Por quê?
Da família dos largartos, são criaturas miúdas que se movem devagar pra não serem notados, alguns tem capacidade de trocar de cor de acordo com o ambiente para se camuflares e seus olhos podem se mover independentemente um do outro, digamos que eles têm um ponto de vista mais amplo das coisas. Cultura nerd, iupi.Enfim, conseguem se adaptar com incrível destreza em diferentes ambientes. É sorrateiro. É o animal em mim.
Aliás, todos temos um pouco dele em nós. Há quem use a tal camuglegem pra fingir ser o que não é, para a própria proteção, por interesse, por medo, para ser igual num âmbito social ao qual não pertence, por N motivos que não convém agora dize-los. Todo dia somos parte nós mesmos, seres individuais pouco ou quase nada originais e parte seres camaleônicos. O que nos difere é o quanto somos de cada parte, e como usamos a habilidade de adaptação em terreno "inimigo". Tem lá seu lado positivo e negativo esse animal, como qualquer outro. O leão nem sempre é o rei da cocada preta, o cachorro pode muito bem ter um siricutico e morder o próprio rabo, ou o próprio dono, a sete vidas do gato um dia acabam e ele não vai cair em pé, e a formiga quase sempre morre a míngua, sozinha.
Qual a máscara de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário